Super Kryptonite

Sunday, December 07, 2008

Video Games Live



Brutal.
O que vale é que ainda há gente brilhante que consegue superar as expectativas altas que eu por vezes meto. Tommy Tallarico e Jack Walsh são dois desses indivíduos. Juntos, criaram um espectáculo memorável tendo como pano de fundo, bom, as memórias. Com uma orquestra, portuguesa, e uma combinação fervorosa de vídeos e luzes, recriam em palco as músicas de alguns dos mais populares jogos de vídeo de sempre. Não conhecia (com o mínimo de profundidade) muitos dos jogos apresentados - não interessa, por duas razões. Um, mesmo essas eram feitas com um brilho e energia que as tornavam fascinante. Dois, porque tocaram os clássicos, o Super Mário, o Sonic, o Zelda e o Tetris, jogos e músicas que passaram horas e dias e semanas a fio comigo, sozinho e com amigos, e que arrancam instantaneamente um sem-número de memórias e emoções que não me atrevo sequer a tentar descrever. E depois há Martin Leung, um jovem (segundo me consta, 22 anos) também conhecido como The VideoGame Pianist ou The Blindfold Pianist. Martin é um génio - um pianista monstruoso que é capaz, como demonstrou, de tocar maravilhosamente o tema do Super Mario de olhos vendados (!). E de olhos abertos, continua um virtuoso. Uma referência ainda ao já mencionado Tommy Tallarico, guitarrista de excepção, compositor extremamente bem sucedido na área e showman de primeira, sempre com uma piada, um comentário ou uma tirada que revelavam toda a sua boa disposição de genuína paixão pelo projecto que ali criou

Sigam o link para uma colectânea de videos que alguém gravou e já disponibilizou de praticamente todo o concerto. Para o ano, espero eu (e o Tommy) há mais. Lá estarei, por certo, e mais quem tenha bom gosto e bom senso. Dia 18 tocam em Paris, não chamava de louco quem lá fosse ver.
Vários videos do concerto, no Youtube



2 Comments:

  • Oh, também gostava de ter ido! Tenho um amigo que foi e que disse que tinha sido um dos melhores momentos da vida dele..! Ele contou-me por exemplo que a orquesta só precisou de ensaiar uma vez (!), porque já estava perfeita. O Super Mario em orquesta, uau. Deve ter sido brutal.Bjs

    By Anonymous Anonymous, at December 09, 2008 2:59 PM  

  • Actually, a orquestra só ensaiou uma vez porque devido ao facto de eles terem muitos espectáculos e uma agenda impossível, o maestro e o produtor só têm mesmo tempo para um único ensaio com a orquestra, que é sempre local. Isto no entanto só atesta à qualidade dos músicos.
    Foi mesmo uma experiência quasi-religiosa. Na 6a dia 19 há um concerto semelhante, com uma orquestra a tocar os temas de algumas das bandas sonoras mais famosas (Indiana Jones, Star Wars e outros)no São Jorge. Lá estarei.

    By Blogger PedroSilva, at December 09, 2008 3:15 PM  

Post a Comment

<< Home